segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Acampamismos Selvagens

Olá minha gente, tudo bem?

Aproveito esta linda segunda feira para falar de algo completamente espectacular.

Muito pouca gente nunca acampou na vida, nem que tenha sido apenas uma vez, mas no geral toda a gente sabe o que é aquela sensação de quem está em contacto com a natureza, passar uns dias no meio dos pinheiros, acordar com o orvalho na tenda, e com uma brisa que espalha o suave aroma da natureza e os cânticos das aves.

É algo tão simples, mas tão diferente daquilo a que estamos habituados, quem é que não adora dormir no chão, em cima de pedras e raízes? Quem não adora o facto de durante a noite as temperaturas serem equiparáveis ao pólo norte, e logo pela manhã, o calor ser infernal?

É sem duvida uma experiência inesquecível, passar dias, semanas, sem comer nada que se preze, viver de enlatados e snacks. A maior fonte de hidratação de muitos campistas é Sagres, de outros é Super Bock (isto faz lembrar de um certo senhor que sobreviveu na floresta a depender apenas de uma garrafa de vinho, mas essa história fica para outro post), fonte de hidratação essa que se revela muito traiçoeira, e que durante a noite gera a maior desidratação das vidas desses mesmos campistas, vendo-se obrigados a gastar fortunas nas máquinas que vendem garrafinhas de água a 1€, é isso ou beber uma água da torneira deveras duvidosa.

Chegou a altura de falar do "Campista", o campista não passa de uma pessoa normal, que vive o seu dia a dia como todos nós, mas chegando as férias, transforma-se num ser sem qualquer tipo de vergonha ou orgulho dentro de si, deixa de ser 100% ser humano, e transforma-se em algo muito duvidoso, ainda está por provar se o campista vem dos macacos ou dos guaxinins. Eu cá sou da opinião que o campista só pode ter vindo dos gambuzinos.

Existem dois tipos muito diferentes de campistas, os machos e as fêmeas, já perdi muitas horas a observar ambas as espécies, e consegui chegar á conclusão de que o campista macho é o que sofre mais, isto foi determinado por um simples factor, as idas á casa de banho. Na ida à casa de banho, o campista passa por uma das piores experiências de toda a sua estadia no parque, quando um campista vai com um rolo de papel higiénico na mão, é inevitável, toda a gente sabe o que ele está prestes a fazer, não há ninguém que não repare, e ele nada pode fazer acerca disso, a não ser baixar a cabeça e seguir o mais rápido possível até á casa de banho. No caso da campista fêmea, isso torna-se relativo, ela leva o papel higiénico, mas pode ser por várias razões, é impossível de saber, mas no nosso caso, torna-se uma angustia enorme, quando dois campistas se cruzam e ambos se encontram com papel na mão, o que passa na cabeça deles é simples, ambos estão a pensar: "Eu sinto a tua dor meu irmão". E seguem a sua vida, é embaraçoso, mas ninguém leva a mal, estão a acampar, e este tipo de coisas caem no esquecimento.

Enfim, outra coisa que me deixa espantado nos acampamentos é que, não há uma única vez em que se passa um acampamento sem ver algo novo, algo nunca antes visto. Por exemplo, de uma das vezes que dei por mim a acampar, haviam uns jovens, entre os 20 e os 25 anos de idade, que das duas uma, ou andavam metidos na droga, ou nas bebidas alcoólicas (cuidado que essas coisas fazem mal é cabeça). E esses jovens estavam a ter comportamentos completamente inapropriados, em plena luz do dia, lá estavam eles, no meio da vila, num parque a atirar pinhas uns aos outros, como quem está na guerra, la estavam eles, uns deitados no chão, outros atrás das árvores, diversão, é isto que a malta jovem dos dias de hoje faz para se divertir.
Umas horas mais tarde, os mesmos jovens, pela rua a comer frango como um bando de selvagens, sem quaisquer modos.
Não há respeito por ninguém, andam pelas ruas a correr e a saltar, a fazer barulho, a ouvir musica alta, a jogar à bola na praia, quando toda a gente sabe que isso é proibido. Isto é conversa de quem não tem nada melhor que fazer! 

Sabem o que é que estes jovens parecem?! Parecem mesmo uns jovens como quaisquer outros, esta geração apenas se quer divertir, sem causar quaisquer danos a quaisquer bens ou pessoas. Não percebo porque é que tanta gente leva a mal o que a malta jovem faz nas férias, apenas nos estamos a divertir, quando ouvimos musica alta, não vos estamos a fazer mal nenhum, até deviam aproveitar para dançar um pouco, relax minha gente! Quando jogamos à bola na praia, não é para provocar ninguém, nem para incomodar, é apenas para que a praia não se torne um sitio monótono, se não querem que a areia vá para cima de vocês, nem querem ouvir barulho, então fiquem em casa, deitem-se á porta das vossas casas a apanhar sol, que o efeito é o mesmo! A praia é um local publico, se alguma coisa que alguém faz vos incomodar, falem com as pessoas com calma, e expliquem a razão pela qual vos incomodam, em vez de irem a correr para o nadador salvador pedir socorro porque estão 5 rapazes super malvados a jogar futebol na praia. A mim, o que o nadador salvador me diz, passa-me ao lado, na praia ninguém me diz o que fazer, faço o que me der na gana, e apenas respeito quem me respeitar a mim, é muito simples!

Bom, para não fugir mais do assunto, que já estou a divagar, voltamos ao acampamento!
A malta volta da praia, exaustos, uns vão para o banho enquanto outros vão preparando o tão merecido jantar, Sandes de qualquer coisa :)

O banho no acampamento é algo das melhores coisas de sempre, porque podemos tomar banho duas vezes ao dia, mas cada vez que formos, é como se não o fizéssemos há semanas, é sempre óptimo, tirando a parte de que assim que sais do banho, já estás com os pés na terra, e voltaste ao mesmo!

Acaba-se o jantar, e chega aquela parte da noite em que toda a gente está à espera de alguém para ir saber, mas ninguém sabe ao certo de quem se está à espera, estão todos prontos, mas na verdade, ninguém está pronto, ninguém está com paciência sequer, mas são férias, e é obrigatório ir curtir a noite, e assim sendo, toca de beber o que restou das minis que estão na geleira, e tentar beber o máximo de vinho rasca que se conseguir, para que não seja necessário beber absolutamente nada na discoteca, sendo que isso é só para gente rica!

Após a discoteca, vem a pior parte, o caminho de volta para o parque! O mais provável é que se esteja a mais de 3 ou 4 km, e todo o caminho é percorrido a pé, e 3 km aos zig zags tornam-se 6km, não é fácil!

Chegando á tenda vem a parte complicada, conseguir encontrar a escova de dentes e a caixinha das lentes de contacto, sem incomodar os casais que já foram para as tendas há 3 ou 4 horas, porque precisavam muito de ir "dormir" (sim claro, dormir ;b). Depois de cair em cima da tenda, e de tropeçar nas cordas das estacas, lá se encontrou a escova, e vão os campistas lavar os dentes, 3 ou 4 zombies em frente ao espelho, a rirem-se de absolutamente nada. Voltam para a tenda e deixam-se cair lá para dentro, ficam todos a rir-se durante 10 minutos, até que vem alguém mandar calar, e daí não demora nada até caírem todos no sono profundo, dormem 3 horinhas até que o sol bata na tenda e obrigue toda a gente a levantar, E eis que começa um novo ciclo no acampamento!

Aproveito o final deste post para falar de algo que me perturba, os americanos quando vão acampar comem marshmallows, até aqui tudo bem, mas eles comem-nos assados (LOL), isso cá para mim não passa de uma super partida que eles estão a pregar ao resto do mundo, fingem que o fazem nos filmes, para que todos nós queiramos experimentar um dia, mas não me parece que seja boa ideia. Meus amigos, antes de experimentarem, lembrem-se de que aquilo são gomas, e vocês vão aquecer aquilo, e depois sofrem o castigo, quando forem obrigados a fazer a "walk of shame" até à casa de banho, com o papel na mão ;)

Prós e contras de acampar!

Contras:
- Desconforto.
- Falta de privacidade
- Impossibilidade de bom descanso

Prós
- Menos debilitante financeiramente
- Possibilidade de conhecer imensas pessoas, ainda melhor se os vizinhos forem boas pessoas
- Oportunidade de passar a semana no meio da natureza


E é isto, a conclusão que se tira é que acampar é algo fantástico, é um desconforto imenso, mas conforto existe o ano todo, deixem de ser capitalistas, e nas férias aproveitem para sair da comodidade das casas, tentem dar uma oportunidade ao campismo, não custa nada, é apenas uma semana por ano meus amigos!



Um abraço, e boas férias! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário